Povos indígenas e escolarização: Discussões para se repensar novas epistemes

R$56,00

Maria Paladino/Gabriela Czarny- orgs

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REF: 9788576172840

Sinopse

O campo de pesquisa em antropologia e educação se vê confrontado, na América Latina – tal como ocorre  com  outras discussões sobre povos indígenas – com a tensão analítica e política de conceber a escola como instituição colonizadora e assimilacionista ou como instituição possibilitadora de cidadania e transformação. No entanto, e sem negar a trajetória histórica dessa instituição um conjunto de trabalhos dá conta aqui das apropriações que os povos indígenas fazem da escola e dos sentidos diversificados que atribuem aos conhecimentos ali adquiridos. Estes estudos permitem compreender de que modo os povos indígenas levam a cabo processos educativos próprios, marcados por lógicas culturais que não necessariamente vão ao encontro da lógica sustentada  pela escola estatal, instituição que se  difundiu como modelo único desde o século  . Os trabalhos aqui reunidos retomam estas discussões, tendo como base as experiências de seus autores em pesquisa etnográfica  e sua participação em diversos projetos junto a povos indígenas do Brasil, México e Argentina.

Detalhes

Peso 3600000 kg