Moderno em revista, O

Cláudia de Oliveira, Monica Pimenta Velloso, Vera Lins

R$64,00

Em estoque

SKU: 9788576171829 Categoria:

Sinopse

Inaugurando uma nova linguagem jornalística, as revistas publicadas na cidade do  Rio de Janeiro entre os anos de 1890 a  1930 apresentam uma estética moderna, apoiada no recorte, na colagem e no fragmento, justapondo fotografias a poemas, crônicas e comentários na apresentação da modernidade carioca. Capas atraentes, imagens inusitadas, diagramação elegante e moderna, cores, qualidade do papel, enfim, todos esses fatores acabaram se constituindo em poderosos atrativos que cativaram definitivamente os leitores. Os ensaios aqui reunidos propõem novos ângulos através dos quais pode ser visto o moderno. Barricadas de ideais ou espaço  de sociabilidades, as revistas passam a funcionar como  lugar estratégico de observação de uma realidade caleidoscópica. Os textos analisam as distintas configurações  do moderno elegendo as revistas como fonte e objeto da pesquisa histórica. Assim, vemos que uma das especificidades das revistas no mundo editorial foi a sua capacidade de conquistar tanto os leitores do pequeno mundo letrado, composto pelas elites intelectuais, como o grande público, que integra e compõe o conjunto da sociedade brasileira. Gilberto Freyre, Ruy Barbosa, Monteiro Lobato foram leitores entusiastas e, também, colaboradores dessas publicações. Por outro lado, o grande público passava a ter acesso à leitura das crônicas literárias, dos romances e poesias, integrando outras dimensões do letramento. Às caricaturas, charadas, trovas, jogos de adivinha, conselhos, receituários de amor e beleza, ditos e saberes populares somavam-se enredos e personagens de outra natureza.

Detalhes

Peso 0,350 kg
Dimensões 14 × 21 × 1 cm
Páginas

268

Formato

14×21 cm