Este livro nos apresenta um panorama dos estudos sobre a diversidade da África Negra e suas diáspora nas Américas: Dança Entre Dois Mundos: escritos afro-atlânticos de Robert Farris Thompson.
Organizado por Zeca Ligiéro e Denise Zenicola. Ligiéro - escritor, artista-pesquisador e professor-criador do NEPAA/UNIRIO -, uma das nossas maiores referências quando o tema é teatro afro-ameríndio. Zenicola é escritora, coreógrafa, artista-pesquisadora, professora e uma das fundadoras do NEPAA. Os dois uniram suas forças com a de outras/os doutoras/es das Artes da Cena para traduzirem, ou melhor, transcriarem os preciosos artigos do eminente autor norte-americano.
Robert Harris Thompson, formado pela Universidade de Yale em 1955, foi um historiador das artes africanas, afro-americanas e afro-brasileiras. Ele, também conhecido como Master T, gostava de se inserir no mundo como um etnomusicólogo que navegava pelo Atlântico Negro e passou a ser considerado um dos mais importantes pesquisadores das tradições afro-diaspóricas. Estão presentes neste livro suas investigações sobre a arte africana e as gestualidades afro-atlânticas, de suma importância para entendermos e expandirmos nossos conhecimentos sobre os processos culturais da diáspora africana que surgem em uma força criativa se deslocando da capoeira ao tango, da rumba ao jazz, bem como nos desenhos gráficos de altares e formas gestuais de cura e suas simbologias ancestrais rabiscadas e assentadas no chão e nos corpos das Américas Negras contemporâneas.