Garamond | Bons Livros, Grandes Autores
 
  Garamond | Bons Livros, Grandes Autores
 
 
 
 
Meu Carrinho
 

INICIAL  GARAMOND  CATÁLOGO  CONTATO  CADASTRO  PROMOÇÕES
 
 
 
CATÁLOGO
Arte
Biografia
Ciências Sociais
Economia
Ensaio
Espaço & Tempo
Ficção
Filosofia
História
Humor
Infanto juvenil
Meio Ambiente
Memória
Pesonalidades Negras
Poesia
Políticas Públicas
Psicologia e Psicanálise
Saberes e Fazeres
Saúde Mental
Sexualidade e Gênero
Teoria Literária


PROFESSORES E ESTUDANTES
Veja nossas ofertas ...

COLEÇÕES
Idéias Sustentáveis
Diretor: Carlos Minc
Loucura XXI
Diretor: Paulo Amarante
Pensamento Vivo
Diretor: Roberto Bartholo Jr.
Pensamento Vivo
.
Sexualidade, Gênero e Sociedade
Diretores: Maria Luiza Heilborn e
Sérgio Carrara
Terra Mater
Diretor: Marcel Bursztyn
Terra Mater
Org: Cris Amorim
NEWSLETTER
Cadastre-se aqui!
E-mail*
Nome
Data de Nascimento     
Sexo
Cidade
Estado
 
 
Biografia
 
CAROLINA MARIA DE JESUS 
uma escritora improvável 
Joel Rufino 
 
Páginas:168 
Peso:0,26 
ISBN:978-85-7617-173-7 
R$  37,00
e-book


Negra, semi-analfabeta e favelada. Essa poderia ser a história de qualquer mulher brasileira das classes pobres se não fosse por um detalhe: a paixão de Carolina Maria de Jesus pela leitura e pela escrita. Joel Rufino, que declara sempre ter tido vontade de escrever sobre Carolina, chamou de “grafomania” essa grande paixão que a catadora de papel possuía pelas letras.
Carolina nasceu em Sacramento, Minas Gerais, e só estudou até o segundo ano primário. Já adulta, emigrou para São Paulo e foi morar na favela de Canindé. Ali começou a trabalhar como catadora de papel, função que realizou até o final de sua vida em 1977.
Dividida entre catar papel, cuidar dos filhos e escrever, Carolina publicou seu primeiro livro, Quarto de despejo, em 1960. Neste livro-diário, a autora relata a fome cotidiana, a miséria, os abusos e preconceitos sofridos por ela, seus filho e outros moradores da favela. Lançado em agosto, o livro teve 8 reimpressões no mesmo ano, com mais de 70 mil exemplares vendidos na época. Em seguida foi traduzido para 14 idiomas atingindo mais de 40 países. Até 2009, já foi vendido mais de um milhão de exemplares das obras escritas por Carolina.
Neste livro, Joel Rufino nos conta a vida de Carolina Maria entrelaçando-a com a história recente do Brasil com fortes reflexões sobre classe, sociedade, raça e escritura. Professor, historiador e escritor renomado, Joel se rende totalmente ao encanto das palavras de Carolina e diz: “Não conheço fórmula mais poética para dizer o valor da cultura, nas condições difíceis em que viveu e escreveu, do que a dela: - O meu sonho era viver cem anos para ler todos os livros do mundo.”.

PÁGINAS INICIAIS...

LEIA TAMBÉM...

 

 
NOTÍCIAS


PARCEIROS
Libre   
UNB-CDS   
 
 
 
 
Editora Garamond © 2013
Mapa do Site  |  Contatos  |  Indique nosso Site  |  Parceiros
Como Comprar | Termos de Uso | Fretes e Entrega | Onde Estamos |  Loja virtual