A trama do drama: migração e processos de desenvolvimento na fronteira Amazônica

R$ 75,00
Descrição do produto

O espaço fronteiriço da região amazônica se alterou com a atuação de empresas colonizadoras – ancoradas em programas governamentais – cujos projetos e intenções foram medidos por padrões do mercado mundial, redefinindo e apropriando territórios, vendendo sonhos, projetando cidades, planejando fluxos migratórios e direcionando as opções de crescimento e desenvolvimento da região.
Com base numa ampla gama de fontes, cruzando fronteiras disciplinares e se propondo a investir teorias em fatos, este livro renova o complexo campo de estudos migratórios e agrários ao mergulhar na polifonia de Lucas do Rio Verde, cidade matogrossense criada no bojo das estratégias dos programas desenvolvimentistas do governo militar, entre 1970 e 1980.
Ao colocar em relevo os dramas dos distintos personagens e as tramas que resultaram na (re)construção social e simbólica daquele território, Betty Rocha busca evidenciar a relação de interdependência entre migração e desenvolvimento.
A obra deve ser lida como se fossem camadas históricas das relações porosas entre passado, presente e futuro; expressas nas interpretações, interseções e limites dessa fronteira em constante movimento.

 

Betty Nogueira Rocha
Professora Associada do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris. Dedica-se aos estudos do mundo rural, desenvolvimento e políticas públicas.

 

Especificações técnicas

Formato: 16x23cm

Páginas: 292

Isbn: 9786559370054

Fique por dentro das novidades